quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ciência, o que é Ciência?

O que é Ciência?
Ciência é o estudo que tem como finalidade descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre o real motivo do acontecimento de um fato, a "verdade" do porque aquilo aconteceu. A ciência só pode ser comprovada a partir de observação e experimentos cientificos para comprovar a tese afirmada, claro que essa "verdade" não é uma "verdade" absoluta, porque outro ciêntista com outra tese com um bom fundamento, estudos e argumentos que convençam e provem a todos que a sua tese é o que chega mais próximo a verdade substitui a teoria anterior como a verdade em vigência, até ser substituída por uma que tenha mais fundamentos. A palavra "CIÊNCIA" vem da palavra em latim "scientia", que significa conhecimento. Michel Blay diz que a ciência é "o conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos.". Trazendo então a idéia que a ciencia tem três classificações, as ciências formais, que seria as ciências relacionadas a Matemática, como a física, as ciências físico-químicas e experimentais, como a medicina, e as ciências sociais, que é a história do homem, o seu comportamento, o social, o psicológico, a política.

Os primeiros relatos de Ciência apareceram com os Filósofos Pré-Socráticos, tais como:


Tales de Mileto: Tales falava que a Água era o elemento primordial de todas as coisas, que a terra flutuava sobre a água como um barco ou navio. Tales é o fundador da filosofia e considerado pro Aristóteles anos depois como o Pai da Filosofia. Mesmo sem recursos avançados de tecnologia previu um eclipse solar.

Anaximandro de Mileto: Afirmava que o Infinito era o principio de todas as coisas, falava que todos os seres vivos surgiram da água, já que a água cobria toda a Terra e conforme a água foi abaixando os seres vivos foram saindo da água e indo viver na terra.

Anaxímenes de Mileto: Fala que a terra era o elemento primordial da vida, defende a idéia de um único Deus e que este Deus é diferente do homem, em um tem que todos acreditavam e vários deuses.

Pitágoras: Fundou uma escola de filosofia para iniciantes, doutrina era uma doutrina mais religiosa. Acreditava que o número é o principio de todas as coisas, já que o número tem relação com a harmonia. Não deixou nada escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário