sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fair Play

Fair Play.

O Fair Play nada mais é do que a Ética no esporte ou jogo, seria o caráter de cada individuo enquanto estivessem executando as atividades. Para utilizarmos o Fair Play não podemos deixar a emoção ganhar da nossa honestidade e assumir os nossos erros e falhas cometidas durante a competição, porém o fair play não é para ser utilizado somente em esportes competitivos, porque o fair play seria também o respeito para com o adversário. Devemos respeitar o adversário pois sem o adversário não a competição e como diz Cox. 1999, O mais importante para se conseguir o prazer da prática do tênis é a existência de um adversário. Neste caso Cox comenta sobre o jogo de tênis mas podemos seguir essa linha de raciocínio para qualquer tipo de esporte e jogo, já que sem o adversário não seria possível a realização da partida como afirmam Mataruna dos Santos e Tercitano, 2002.

O respeito mútuo ao adversário também seria a disputa equilibrada sem usar algum tipo de subterfúgio para alcançar a vitória tais como: marcar cartas de baralho, comprar o juiz ou até mesmo no doping. Utilizando desses recursos para conquistar a vitória tornaria a disputa desigual já que recorrendo a esses meios ganharia uma vantagem injusta perante o adversário.

O Fair Play seria i jogo limpo, a disputa honesta entre os adversários, para Grupe apud Tavares (1999) é a "...adesão voluntária a regras esportivas, princípios e códigos de conduta, zelando regras, observando os princípios da justiça, renunciando a vantagens injustificadas, declinando ganhos materiais, enfim, todos os meios de elevar o esporte a um nível cultural realmente mais alto". O Fair Play busca promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético se seus envolvidos (Portela, 1999).


PortalCab

Um grande exemplo de Fair Play no esporte de alto rendimento é uma partida realizada na Holanda, onde um jogador do Avax tinha feito um falta um pouco mais dura e o seu adversário estava no chão sentindo dores, o jogador do Ajax tenta devolver a bola ao time adversário e acaba fazendo um lindo gol de fora da área aproximadamente do meio de campo, todos ficam surpresos, mas o juiz não tinha outra opção senão validar o gol. Na saída de bola do time adversário, o time Ajax fica imóvel deixando o time adversário compensar o gol que fizeram sem querer. Isso sim é Fair Play, isso é jogo limpo e uma grande demonstração de caracter, já que o fair play nada mais é do que uma atitude comportamental, entrando na classificação que se enquadra em atitudinal, esses valores e atitudes gerais são fundamentais para a realização adequada de atividades motoras. (Teixeira 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário