sexta-feira, 4 de junho de 2010

Parkour, corporeidade e cultura corporal.

O Le Parkour é um treinamento corporal visando a sua totalidade com o objetivo de ultrapassar dificuldades treinando o corpo para deixá-lo com uma melhor compreensão ou conhecimento das suas próprias capacidades com o objetivo de desenvolvê-lo.

“Um Corpo que se relaciona, que cria, que se expressa, que sofre repressões, que vibra, que se movimenta.” Pg 13. Bruhns, Heloisa Turini – Conversando sobre o corpo – 2° Edição.

O Parkour é traçar objetivo e alcançá-los treinando os seus movimentos e sua filosofia para o aumento da auto-estima e desenvolver criatividade. A busca pelo significado, a busca para ver até onde você pode chegar, o que realmente pode fazer.

O Parkour não se resume apenas em saltos corrida, ou movimentos, possui também diversos aspectos, e explicações que estão muito além dos exercícios físicos, está em atitudes que são regidas pela sua filosofia, que deve ser incorporada pelos seus praticantes para uma completa absorção ou execução correta da “arte do deslocamento”.

A filosofia de Le Parkour foi desenvolvida pelo seu criador David Belle através dos seus objetivos e aprendizagem com o seu treinamento, motivações e objetivos que o impulsione a continuar com a sua pratica.

Um dos tópicos mais importante abordados na filosofia do Parkour é a frase “Ser Forte para ser útil” que representa um dos motivos do treinamento, e também o que da um objetivo para a sua prática, já que por está frase já se dá a resposta do porque se faz ou se executa a sua prática. Mas para isso é bom ter bom senso, o parkour é para usar e não para abusar, tem que ser consciente focado e observador no que se irá fazer, já que na continuação desta frase vem o “Ser e Durar”, com isso o praticante tem que ser focado e observador no que está fazendo e tem que possuir um conhecimento corporal para saber o que se é possível no momento e executar, ter bom senso.

“Contudo qualquer pratica humana, sem uma teoria que lhe dê suporte, torna-se uma atitude estéril (apenas imediativa) quanto uma teoria distante de uma prática que a sustente.” Pag 68 – A Educação Física cuida do Corpo ... e mente – Medina.

O Parkour possibilita a liberdade, desenvolvendo a criatividade e observação no que fazer e no porque fazer, um movimento nunca é só um movimento tem que ter algo a mais tem que ter um objetivo ou desejo naquele movimento.

“Toda manifestação humana é movida por valores que determinam certos idéias, certas finalidades e certos objetivos. Evidentemente, esses valores são culturalmente moldados e se modificam de acordo com as variáveis que o momento histórico lhes impõe.” Principio da Educação Física – Delbert Oberteuffer e Celeste Ulrick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário