quarta-feira, 2 de junho de 2010

Filme: Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade.

Freedom Writens, EUA, 2007.

O Filme conta a História de uma professora de língua inglesa e literatura de uma escola de Ensino médio na periferia, que está com algumas dificuldades em ensinar porque não quer ajudar os alunos somente dentro da escola mas também em suas vidas. Querendo quebrar os paradigmas realmente ensinar algo util aos seus alunos além da matéria programada, além do tradicional. Mas acaba tendo problemas já que não tem apoio algum da diretoria da escola, não conseguindo livros ou algum tipo de apoio.

A professora Erin Gruwell teve a ideia dos alunos escreverem um diário, para que além de estimular os alunos a escrita e a leitura assim ela também conhece seus alunos e aprende um pouco sobre suas vidas e dificuldades.

A idéia do diário estimulou os alunos, e a professora continuou a estimular com projetos e atitudes positivas. A professora se colocou a frente para fazer diferente de todos os outros e ajudando os seus alunos, e isso deu resultado os alunos começaram a dar valor no trabalho da professora.

As atitudes da professora deu esperança e motivação aos seus alunos para eles se desenvolverem e terem força de vontade para fazerem as coisas certas e tentarem mudar as suas vidas com o que aprenderam.

Esta professora no inicio pegou a turma que era considerada a pior turma, os alunos que tiravam as notas mais baixas, mas com as suas atitudes de tentar dar algum sentido a vida dos seus alunos, ajudou a desenvolve-los e as notas começaram a subir. Os alunos começaram a se estimular e dar um sentido em suas vidas e eles começaram a traçar um destino um trajeto e se encaixar na sociedade.

O projeto dos diarios dos alunos virou livro e foi publicado, mas somente porque a professora se empenhou em mudar o sistema de ensino tradicional de acordo com as dificuldades e necessidades dos seus alunos para desenvolve-los. Além de ter força de vontade a professora nunca desistiu da sua ideia. Quebrando os paradigmas de que o que os professores tem que ensinar somente dentro da sala de aula e tentando mudar o sistema falido de ensino que é aplicado na escola.

O processo começou com a professora mas só deu certo pela mobilização dos seus alunos que estimulados pela professora se desenvolveram.

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Freire, 1987)."

A idéia desta frase é tirar aquela idéia de que o professor deve ser o único a ser responsável pela aula, os alunos podem e devem ajudar nas aulas assim todos ajudam a todos a se desenvolverem, assim como a professora Erin fez, desenvolver os alunos para que eles participem e a ajudem a desenvolver as suas aulas criando um vinculo de amizade e “família” com seus alunos. E é isto que nos professores temos que aprender se quisermos fazer a diferença e que nossas aulas sejam úteis de alguma forma para os nossos alunos.


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário