sábado, 12 de junho de 2010

Avaliação Geral: A Capela Sistina.

A Capela Sistina.

É a residência oficial do Papa, a capela fica situada no palácio apostólico na cidade do Vaticano. A construção da Capela Sistina foi inspirada no Templo de Salomão. E o seu nome foi uma homenagem ao Papa Sisto IV que restaurou a antiga Capela Magna. Nas paredes, teto e colunas da capela existem obras pintadas do artista renascentista italiano Michelangelo Buonarotti e de outros artistas. A Celebração Eucarística de inauguração ocorreu em 15 de Agosto de 1483. Entre as pinturas da capela podemos ver as mais famosas.

A criação de Adão – 1511 – Teto da Capela Sistina (Roma)

Que seria o toque de “deus” (escrito neste texto com letra minúscula e com aspas parque não estamos falando de Deus propriamente e sim de uma pintura) em Adão dando um toque de vida, onde relacionando com as temáticas trabalhadas podemos interpretar nesta obra um momento lúdico para “deus” em seu jogo de dar a vida para Adão através de um toque entre seus dedos, a regra seria se esticar e alcançar o dedo de Adão (chegar do ponto “A” ou ponto inicial ao ponto “B” ou ponto final) e passá-lo assim a energia da vida. Tempo e espaço definido seria o ponto de partida de “deus” até onde ele tem que chegar para tocar em Adão, e o tempo que ele levaria para isto. Um momento muito sério pela expressão dos “personagens” ou “jogadores” que estão se esforçando para cumprir com o objetivo, e podemos constatar também no ponto inicial que antes de qualquer ação ouve um ritual antes da execução do movimento, pela forma que “deus” se interage com os anjos, ou a preparação para que aquilo ocorresse e pela forma que estão “vestidos”, ou até mesmo podemos interpretar que talvez os anjos sejam os adversários que estão tentando impedi-lo por este motivo o seguram.

“Mesmo em suas formas mais simples, ao nível animal, o jogo é mais do que um fenômeno fisiológico ou um reflexo psicológico. Ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido. No jogo existe alguma coisa "em jogo" que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação. Todo jogo significa alguma coisa. Não se explica nada chamando "instinto" ao princípio ativo que constitui a essência do jogo; chamar-lhe "espírito" ou "vontade" seria dizer demasiado. Seja qual for a maneira como o considerem, o simples fato de o jogo encerrar um sentido implica a presença de um elemento não material em sua própria essência.” (Johan Huizinga).

Nesta obra também podemos ver que ouve Cooperação de Adão com “deus” para a execução ou conclusão do objetivo já que vemos Adão esticando o braço em direção do braço de “deus”. Mas a cooperação também pode vir dos anjos que estão o apoiando ou segurando quando “deus” se estica para alcançar Adão até o ponto final, permitindo assim que “deus” toque Adão.

Os jogos cooperativos são jogos com uma estrutura diferenciada onde os componentes jogam uns com os outros ao invés de uns contra os outros, vencendo desafios e não para derrotar o outro, joga-se para se gostar do jogo, pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para a exclusão, visando promover no individuo a interação e a participação de todos, deixando crescer espontaneamente a alegria de jogar.” (Paula, Mauricio Barbosa de).

O Fruto Proibido -

Nesta imagem podemos ver que á a cooperação e influencia da ”cobra” com Adão e Eva para pegar o fruto da arvore, porém Adão e Eva não seguiram as regras do jogo que estava combinado, e tentaram fazer algo escondido e utilizar táticas não permitidas para burlar as regras do jogo não tendo assim Far Play (jogo limpo) naquele momento, e sem uma atitude devida em seguir regras quebrando assim a idéia do procedimental não seguindo o que lhes foi proposto no inicio do “jogo”. Sendo assim foram punidos. Nesse caso o juiz foi o anjo expulsando Adão e Eva do paraíso. Mas também podemos interpretar uma luta ou guerra não justa entre o anjo com Adão e Eva, pois o Anjo possui uma arma que lhe dá uma certa vantagem no combate e no jogo. As regras de inicio eram bem vindas e seguidas, mas de acordo com a mudança de pensamento e a influencia da sociedade, que neste caso é a influencia da “cobra” fizeram com que o pensamento de querer mais, buscar mais estimulasse Adão e Eva a se manifestarem e irem buscar o fruto proibido.

“Toda manifestação humana é movida por valores que determinam certos ideais, certas finalidades e certos objetivos. Evidentemente, esses valores são culturalmente moldados e se modificam de acordo com as variáveis que o momento histórico lhe impõe.” (Medina 2001).

Temos que questionar o do porque fazer, e talvez até o de como fazer antes de realizar qualquer ação ou movimento, pois não devemos aceitar as coisas de cara sem uma explicação ou sem saber o verdadeiro objetivo.

“Na categoria de conhecimentos de natureza conceitual são englobados conceitos, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização, deve “saber sobre”. Os conceitos que devem ser aprendidos na escola, nas aulas de Educação Física, devem fundamentar a realização dos movimentos necessários ao ser humano, na escola ou fora dela.” (Coll 1997).

No geral em todas as imagens podemos ver o culto ao corpo, pinturas nas paredes apenas sendo exibidas a visão do corpo que se é considerado “belo”, nessas imagens é claro a busca do corpo perfeito, é bem clara a corpolatria. Mas todos os corpos são diferente uns dos outros, e podemos dizer que o corpo é a representação daquilo que fazemos, vivemos e executamos. Ou seja, como cada um tem a sua própria forma de viver, tivemos nossas próprias vivencias e aprendizagem não podemos ter todos as mesmas formas de corpos, e a visão de corpo belo deve ser revista. E devemos ter cada um o nosso corpo como a nossa visão de corpo belo, e respeitar a opinião do próximo.

“O Corpo está ali, sempre e em todas as práticas que vivi e observei, tantos e diferentes corpos, que cada um e cada prática escreve uma história diferente.” (BRACHT, 1999)

“Os Corpos são diferentes não só por suas características individuais, mas também pela posição que ocupam na estrutura social. Cada corpo individual traz em si os reflexos de sua inserção na sociedade.” (Míguez, 2002).

Referencias Bibliográficas.

Joahan Huizinga, Homo Ludens.

Mauricio Barbosa de Paula, APLICAÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Medina, Paulo S. A Educação Física cuida do Corpo... e “Mente”.

Elisabete dos Santos Freire, José Guilmar Mariz de Oliveira. Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal.

Valter Braght, Crisório Ricardo. Educação Fisica no Brasil e na Argentina, A: Indentidade, Desafios - 2003.

Obs: Escolhi este tema porque vi a relação entre a obra e a educação fisica, o meu intuito não é a divulgação do catolicismo, eu nem mesmo sou católico. E as interpretações da obra é uma interpretação minha, não necessariamente o que a obra realmente quer dizer, ou o que o artista queria passar com a obra, é uma interpretação minha para concluir as relações.

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